Sobre a EBEC Challenge

A EBEC Challenge é uma competição nacional de Engenharia criada por e destinada a estudantes universitários, na qual é testado o conhecimento teórico através de aplicações práticas.

Os desafios dividem-se em duas categorias: uma de Case Study e outra de Team Design. Em ambas, os participantes têm a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos, resolvendo problemas ou mesmo criando protótipos, de carácter real.

Participando na EBEC Challenge, as equipas, compostas por quatro estudantes, têm a oportunidade única de desenvolver capacidades técnicas e teóricas, assim como de teamwork, de sentir o espírito competitivo e amigável interagindo com os outros participantes, mas sobretudo de sentir a satisfação de completar tarefas complexas, podendo progredir para uma próxima fase da competição.

As competições de engenharia fazem parte da cultura do BEST desde 2002 e começaram a ser implementadas em Portugal pelo BEST Lisboa em 2004. A EBEC Challenge é uma variação da conhecida EBEC (European BEST Engineering Competition) e tem como primeira edição este ano, em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Roménia.

A primeira fase, local, decorrerá no fim de semana de 17 e 18 de março, no Instituto Superior Técnico, e as suas inscrições decorrerão entre dia 19 de Fevereiro e 3 de Março.

Tópicos

  • Case Study

    Na categoria de Case Study as equipas têm a oportunidade de analisar e resolver um problema baseado num cenário real. Para isso, a equipa pode utilizar diversos meios de pesquisa e recursos realísticos, tendo de apresentar uma solução em 24 horas. Esta solução deverá poder ser posta em prática por uma empresa ou organização. Estes desafios vão desde planear a logística necessária à implementação de uma rede de painéis solares, capazes de fornecer energia a uma pequena localidade, até à criação de um aeroporto. Esta vertente das competições de Engenharia suscita grande interesse por parte de várias empresas, as quais contribuem para o desenvolvimento contínuo dos casos apresentados.

    Júri

    Filipe Gomes
    Representante da McKinsey
    Simão Freire
    Representante da McKinsey
  • Team Design

    Na categoria de Team Design o objetivo é projetar e construir um protótipo, com recurso a materiais limitados, que responda de forma adequada às exigências de um problema previamente apresentado. Assim, os participantes devem planear uma estratégia eficiente, que conduza à resolução do desafio, e apresentá-la, tudo isto dentro de 24 horas. Construções de pequenas torres elevatórias, bem como balões de ar quente completamente funcionais, foram apresentados por várias equipas nas passadas edições das competições de Engenharia.Com este desafio pretende-se que os participantes ponham à prova os seus conhecimentos técnicos bem como as suas capacidades de resolução de problemas e tomada de decisão.

    Júri

    Edgar Fernandes
    Docente do Instituto Superior Técnico

FAQ

A EBEC Challenge é uma competição organizada pelo BEST, na qual equipas de 4 participantes são postas à prova em duas categorias: Case Study e Team Design. Em Case Study as equipas têm de analisar um problema, de caráter técnico e/ou logístico, e implementar medidas para o solucionar. Já na categoria de Team Design, o objetivo é construir um protótipo, com recurso a materiais limitados, que cumpra determinadas especificações.
A EBEC Challenge destina-se a todos os estudantes de ciências e tecnologia da Universidade de Lisboa.
Os CV’s devem estar em Inglês.
A equipa tem de ser constituída por 4 estudantes de ciências e tecnologia da Universidade de Lisboa, que deverão estar presentes em toda a competição.
Os elementos da equipa poderão ser de cursos e anos diferentes.
A competição tem uma duração contínua de 24h . Existem ainda horas destinadas para as apresentações dos projetos.
A selecção dos participantes é feita com base numa candidatura conjunta da equipa que, consoante a categoria, é avaliada de acordo com critérios estabelecidos pela organização. Estes encontram-se no regulamento, que podes encontrar no website.
A participação na EBEC Challenge não justifica qualquer incumprimento académico.
Não, a participação na EBEC Challenge não atribui ECTS.
Se não receberes o teu certificado de participação na cerimónia de encerramento deves contactar ebec-participants@best.ist.utl.pt, até ao final de Maio, para que este te seja entregue, caso contrário o BEST Lisboa não assume qualquer responsabilidade relacionada com o mesmo.
Os participantes devem pagar uma caução de 20€ (5€ por elemento) para precaver quaisquer danos causados e como garantia da participação da equipa no evento. O pagamento deve ser feito até quatro dias depois da confirmação da presença da equipa na prova. O valor da caução será devolvido no final da competição, excepto se a tua equipa for responsável por algum dano. Podes consultar o regulamento no website.
O pagamento da caução deve ser feito à ordem de “Grupo Local BEST Lisboa”.
Os participantes não poderão sair da Universidade durante as 24 horas de prova, as quais serão passadas dentro do Pavilhão de Civil do IST (campus Alameda). O abandono deste pavilhão, injustificadamente, implica a desqualificação da competição. Caso necessário os participantes deverão contactar a organização.
Sim, podes-te inscrever em ambas as categorias mas apenas poderás ser aceite numa delas.
Encorajamos a leitura do regulamento da competição, o qual poderás encontrar no site. O incumprimento de alguma das regras descritas neste poderá resultar numa penalização na pontuação ou mesmo desqualificação. Dependendo da situação a equipa poderá ainda estar sujeita à perda da caução. .
Sim, toda a alimentação é assegurada pelo BEST Lisboa. Receberás duas refeições principais (almoço e jantar) assim como reforços alimentares e coffee breaks, os quais estarão permanentemente montados numa sala.
Na categoria de Case Study, terás acesso a um Welcome Kit com todos os materiais que necessitarás. Para a categoria de Team Design, terás acesso a uma loja onde poderás “comprar” os materiais para a construção dos protótipos. Esta “compra” dos materiais será feita recorrendo a pontos, por isso terás de gerir os teus recursos da melhor maneira possível para que gastares o menos possível.
Sim, receberás uma t-shirt e uma nametag, as quais terás de usar durante toda a competição.
Todos os materiais necessários para a competição serão fornecidos pelo BEST Lisboa. No entanto, não te esqueças de trazer roupa quente e confortável.
Na categoria de Team Design, é interdito o uso de bens pessoais que permitam acesso a informação exterior durante a prova (tais como telemóveis, PDAs, computadores portáteis, etc). Na categoria de Case Study, o uso de bens pessoais é permitido, no entanto, é expressamente proibido o contacto com o exterior.
Sim. Não existirão intervalos específicos durante as 24 horas da competição, por isso cada equipa será responsável pela sua própria gestão de tempo.
Sim. Podes ir à loja (se estiveres a participar na categoria de Team Design) e à Fun Room.
A Fun Room é um sala onde poderás ir para descansar, conversar com os outros participantes e é onde os coffee breaks estarão permanentemente montados.
Não. As provas duram 24 horas e é obrigatório permanecer no local da competição durante esse período.
Os projetos serão avaliados conforme os critérios que constam no guião, o qual será providenciado no início da competição
O Júri será constituído por elementos do corpo docente da Universidade de Lisboa e/ou por elementos de entidades parceiras do BEST Lisboa.
O documento está disponível aqui no website da EBEC Challenge.
Poderás candidatar-te à competição aqui.
O horário da competição está disponível no website.
Sim, cada equipa é responsável por retirar o seu protótipo do espaço onde se irão realizar as avaliações.

Regulamento

Horário

Parceiros





Go to Top